Skip to content

A importância da contabilidade e finanças para escolas

Todos sabemos, que a educação é um dos melhores investimentos que podem ser feitos, a fim de garantir sucesso no futuro.  Dessa forma, como profissional de educação, é preciso garantir que a sua instituição de ensino esteja funcionando de maneira assertiva. 

No entanto, não estamos nos referindo apenas à pedagogia, mas também à gestão financeira para escolas e cursos. Afinal de contas, uma instituição de ensino fechada não capacita nenhum profissional.

Diante disso, controlar corretamente as despesas de uma instituição de ensino traz diversos benefícios, tanto para os estudantes matriculados quanto para os seus profissionais.

No intuito de auxiliar  nesta tarefa, preparamos este conteúdo. Continue sua leitura e descubra algumas dicas preciosas para otimizar a contabilidade e finanças para escolas e cursos. Acompanhe!

Monte uma lista de prioridades

Em qualquer tipo de empresa, inclusive no setor de educação, existem certos custos fixos que são mais importantes que outros, por exemplo, as contas de água e de luz, a folha de pagamentos de professores  e a disponibilidade de material para aulas.

Isso porque, nos exemplos citados, todas as opções compõem valor à escola, mas também são as mais relevantes para sua manutenção e sobrevivência no mercado.

Assim, ao montar uma lista com suas prioridades, o gestor educacional deve ter em mente quais custos são necessários para que a instituição de ensino se mantenha aberta e relevante no mercado. 

Faça um planejamento de custos

Com suas prioridades, o próximo passo na contabilidade e finanças para escolas e cursos é  fazer o planejamento de seus custos ao longo do ano letivo.

Neste momento, o empresário deverá identificar o gasto mensal com manutenção, quais serão os principais projetos educacionais a serem realizados e em quais períodos, e quais  impostos a serem pagos, etc.  Dessa forma, cada gasto anual deve estar agendado em seu planejamento.

Acompanhe e classifique entradas e saídas

Além das dicas que mencionamos acima, entre os cuidados necessários com a contabilidade e finanças para escolas e cursos, é preciso acompanhar e classificar entradas e saídas. 

Afinal, estará sujeito às variações de capital de giro, seja por atrasos no pagamento, inadimplência ou custos de manutenção repentinos.

Desta forma, a contabilidade e finanças para escolas e cursos deve ser feita de maneira regular, adaptando seus planos a qualquer mudança de  mercado

Além disso, também é preciso listar todas as entradas e saídas de seu  caixa,  sendo importante fazer a categorização desses valores dentro do orçamento. 

Defina um orçamento para cada finalidade

Por fim, não poderíamos concluir, sem se ater ao acompanhamento cuidadosamente do faturamento de sua escola, deve saber aproximadamente quanto desse dinheiro vai para cada setor.

Diante disso, com base em seus dados, o gestor pode determinar que uma fração dos recursos que entram regularmente devem sempre ser enviados para um setor. 

Isso porque, essa demarcação de limites não serve apenas para restringir os seus gastos, como também para equilibrá-los.

Diante disso, quando um dos custos de uma empresa começa a ir muito acima dos demais, independentemente do quão prioritário ele possa ser,  impactando no orçamento de outras áreas. 

Fonte: https://ajcd.com.br/
Foto: Freepik

Posso ajudar?