Skip to content

Como organizar a gestão financeira de uma escola

A atividade empresarial na área da educação é um excelente negócio, afinal todas as crianças e os adolescentes precisam estudar. Portanto, o que não falta é demanda neste mercado, e por isso há tantos escolas, principalmente nos grandes centros urbanos. A atividade é rentosa, sim, mas é preciso ter muito cuidado com a gestão, principalmente a gestão financeira da escola.

As altas taxas de inadimplência, ainda mais em tempos de pandemia de novo coronavírus, entre outras questões, podem transformar o lucro em prejuízo, levando até mesmo ao fechamento da escola. Isso significa que toda escola precisa cuidar com muito afinco de sua gestão financeira. A gestão financeira para escolas é fundamental para a saúde do negócio, mas como organizar a gestão financeira de uma escola?

Por que fazer gestão financeira para escolas?

No Brasil, seis em cada dez novas empresas fecham as portas antes mesmo de completar quatro anos de atividades, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal motivo é a falta de uma gestão financeira correta, atuante e voltada para os resultados. No segmento da educação, essa situação se torna ainda mais crítica por conta dos altos índices de inadimplência e dos altos gastos que uma escola precisa fazer ao longo de todos os meses.

Uma completa gestão financeira para escolas significa que todas as finanças do negócio serão planejadas, analisadas e totalmente controladas pela contabilidade para escolas. Essa gestão significa que absolutamente tudo o que entrar e sair do caixa será analisado e planejado, evitando, por exemplo, multas e juros de contas pagas fora do prazo, falta de caixa para pagamento de despesas cotidianas e tudo o mais.

Somente com uma gestão financeira para escolas que a contabilidade para escolas poderá identificar a real situação da saúde do negócio e, assim, será possível tomar atitudes para corrigir problemas. Não é só isso: por meio de uma gestão financeira rigorosa, será possível ter acesso a números profundos e, assim, será muito mais fácil e assertivo tomar decisões gerenciais.

Como organizar a gestão financeira de uma escola em 5 passos simples

  1. Faça um planejamento absolutamente detalhado dos custos da escola. Dessa forma, você saberá exatamente quanto está ganhando e gastando mensalmente. Este será um verdadeiro raio-x do seu negócio.
  2. Promova um controle rigoroso e diário do caixa. Todo movimento de entrada e saída precisa ser registrado assim que aconteça. Perder esse controle pode ser fatal para o seu negócio.
  3. Faça uma lista de prioridades, de custos mais urgentes, do que pode ser pago depois e trabalhe com orçamentos previamente elaborados.
  4. O desperdício é um inimigo a ser aniquilado! Seja ela de luz, água, material escolar, o que for! A gestão financeira para escolas pode ajudar nessa empreitada.
  5. Busque ter uma reserva para imprevistos. Gastos repentinos acontecem, ainda mais em uma escola. Com dinheiro da reserva você resolve problemas inesperados e não precisa tomar empréstimos, com juros caríssimos.

Fonte: https://prezzocontabil.com.br/
Foto: Freepik

Posso ajudar?