Skip to content

Como lidar com a inadimplência escolar?

Um dos principais desafios da gestão de uma escola é lidar com a inadimplência escolar. Quando esse assunto não é tratado de forma adequada, a instituição de ensino corre sérios riscos de ter o seu caixa impactado, o que compromete o pagamento de suas despesas mensais, reduz o seu poder de investimento e pode até mesmo prejudicar o seu funcionamento.

Em um período em que a economia brasileira se mostra instável, o atraso das mensalidades pode se tornar mais frequente nas instituições de ensino. Nesse cenário, é fundamental adotar estratégias de gestão, prevenção e negociação para lidar com a inadimplência de maneira eficiente.

Quer evitar prejuízos? Neste post, vamos apresentar as melhores dicas para combater esse problema. Confira!

O que é a inadimplência escolar?

De modo direto, a inadimplência escolar caracteriza-se como o atraso do pagamento da mensalidade da escola por parte dos responsáveis, o que pode resultar no acúmulo de dívidas e juros. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Melhor Escola, em 2020, a inadimplência nas escolas privadas é de 20% — número considerado alto e que pode afetar significativamente as atividades das instituições de ensino.

As causas que podem levar à inadimplência escolar são variadas, como desemprego dos responsáveis pelo aluno, falta de controle financeiro da família, demais problemas familiares ou ainda falhas na comunicação da escola com os pagadores. Independentemente de qual seja a razão que está por trás desse atraso, é necessário que a escola esteja preparada para contorná-lo.

Como gerenciar a inadimplência escolar?

A inadimplência escolar é um assunto bastante delicado nas instituições de ensino, sendo necessário adotar estratégias adequadas na hora de abordar os responsáveis, a fim de evitar constrangimentos ou ações que possam piorar a situação. Veja, a seguir, dicas essenciais para lidar com as mensalidades atrasadas!

Crie um roteiro de cobrança

Um único erro na hora de cobrar uma mensalidade atrasada pode desgastar o relacionamento da escola com os responsáveis. Para que isso não aconteça, recomenda-se criar um roteiro de cobrança, que defina quais profissionais do time de finanças devem entrar em contato com os familiares, quando, por meio de quais canais e como será feita essa abordagem.

Prepare a sua equipe para lidar com a situação

Contar com uma equipe devidamente preparada para atuar na cobrança das mensalidades atrasadas é vital para obter o pagamento, sem que isso implique em perder o contrato do aluno. Diante disso, oriente os colaboradores a adotarem uma postura amigável para não despertar a antipatia dos responsáveis.

Além disso, crie modelos de cartas de cobrança para que a sua equipe envie por e-mail, de forma padronizada e respeitosa. Quanto mais amistoso for esse contato, maiores serão as chances de o devedor efetuar o pagamento da mensalidade em menor tempo. Deixe claro, também, que todo esse processo deve ser realizado em canais de comunicação privados para que as famílias e os alunos não sejam expostos.

Ofereça flexibilidade para negociar

Outro ponto imprescindível é oferecer flexibilidade para negociar com as famílias devedoras. Antes de qualquer coisa, é preciso entender qual é o motivo do atraso da mensalidade e, a partir daí, propor uma negociação condizente com a realidade do responsável ou até mesmo facilidades, como o abatimento de juros acumulados.

Como evitar a inadimplência na sua escola?

A melhor forma de lidar com a inadimplência na sua escola é prevenindo-a. Nesse sentido, há diversas estratégias que estimulam os responsáveis a pagar a mensalidade em dia. Abaixo, acompanhe iniciativas indispensáveis para aplicar na sua instituição de ensino!

Defina regras de pagamento

Na hora de elaborar o contrato de serviço para as famílias, insira quais são as formas de pagamento e os valores cobrados no documento. É importante também esclarecer quais são os prazos de vencimentos, juros e multas que incidem quando a data limite não é respeitada. Essas definições ajudam as famílias a estruturar o seu planejamento financeiro e evitar atrasos.

Use diversos canais de comunicação

Na correria do dia a dia, nem sempre os responsáveis se lembram de visualizar o seu e-mail pessoal ou de acessar o portal do aluno para checar o vencimento da mensalidade. Sabendo disso, é indicado usar diversos canais de comunicação para enviar o boleto de cobrança e lembretes sobre a data final para o pagamento, o que garante que as famílias recebam a notificação e, assim, possam quitar a dívida.

A inadimplência escolar é um dos piores pesadelos dos gestores de uma escola. Afinal, se os valores esperados não entram em seu caixa, a instituição pode apresentar problemas para continuar honrando os seus compromissos financeiros. Com as dicas apresentadas aqui, você reduz a incidência desse problema e mantém as suas finanças equilibradas.

Fonte: https://www.redeinspiraeducadores.com.br/
Foto: Freepik

Posso ajudar?