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Como captar e fidelizar alunos na educação infantil

Os processos de captar e fidelizar alunos são dois grandes desafios enfrentados pelas escolas de educação infantil todos os anos. 

Com o mercado cada vez mais competitivo, garantir um processo de captação e fidelização eficaz é essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade da instituição de ensino. 

Desse modo, é necessário investir em práticas e ferramentas que auxiliem as escolas de educação infantil a se comunicar com o público-alvo de forma efetiva, garantindo a atração de novos estudantes e assegurando a permanência dos que já são alunos da instituição. 

Para isso, preparamos uma série de dicas práticas para te ajudar a otimizar os processos de captar e fidelizar alunos, garantindo a otimização de processos e a satisfação dos responsáveis. Confira. 

Como captar alunos de forma eficiente?

Defina seu público-alvo

O gestor precisa saber exatamente o perfil da família que ele quer ter como cliente para definir a estratégia e os canais de comunicação para captar esse público de forma assertiva. 

Este é um dos processos mais importantes da captação de novos alunos e, por isso, é essencial que ele seja feito de forma correta. 

A princípio, o gestor pode estabelecer o perfil socioeconômico das famílias que ele quer atrair, assim como a geolocalização e a faixa etária desse cliente ideal.

Por exemplo: 

O público ideal são famílias classe média, moram a no máximo 7,5km da instituição, têm filhos entre 3 e 10 anos e estejam buscando instituições de ensino particular.

Definição dos canais de divulgação online

Conhecendo o público-alvo, a escola pode investir de forma assertiva nos canais que irão gerar mais impacto para o cliente ideal com o marketing digital.

As plataformas a serem utilizadas devem se adequar a realidade financeira e aos recursos da escola. 

Por isso, é fundamental analisar qual o melhor e mais eficiente canal para falar com o público que a instituição consegue utilizar. 

Com recursos como as redes sociais, ficou muito mais fácil ter uma presença digital sem investir muito para isso. Assim, a instituição pode investir na criação de perfis nas plataformas e produzir conteúdo atrativo sobre a escola para captar os pais com o perfil desejado por meio do tráfego orgânico, ou seja, com, de forma gratuita. 

Já as escolas que tem uma boa estrutura financeira e deseja alcançar um número maior de pessoas em um espaço menor de tempo, podem investir no tráfego pago, patrocinando publicações e criando anúncios. 

Algumas das principais redes que podem ser utilizadas nesse processo são: 

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Google.

As escolas podem ainda investir na criação de um site oficial para concentrar as informações sobre os diferenciais e benefícios de ser aluno da instituição e alimentar um blog para falar sobre as boas práticas e os processos pedagógicos desenvolvidos com os pequenos. 

Identifique os canais de comunicação offline

O universo digital concentra o maior número de pessoas e oferece uma infinidade de recursos para atingi-las, mas os gestores também podem contar com a mídia offline. 

Nesse sentido, as instituições podem investir em eventos para atrair os pais para conhecerem o espaço físico da instituição e apostar em mídia física, como os outdoors e materiais impressos. 

Contudo, diferente do marketing digital, a mídia offline não permite que a escola tenha um resultado real de quantas pessoas foram impactadas pelos anúncios.

Invista em uma ferramenta de captação

Muitas instituições de ensino acabam perdendo todo o investimento feito em mídia por não conseguir gerenciar de forma eficiente o contato com as pessoas que demonstraram interesse na escola.

Assim, é importante contar com uma ferramenta de Captação de Alunos, que otimiza a jornada do fechamento da matrícula e a comunicação com os clientes em prospecção.

A ferramenta auxilia de forma prática no cadastro das informações dos responsáveis, assim como o contato e o acompanhamento em todo o processo de venda. 

Com o recurso, a escola visualiza quantos clientes estão em prospecção, em qual etapa do fechamento estão e o que falta para concluírem a matrícula. Facilitando, desse modo, a identificação de possíveis gargalos no processo e pontos de melhoria. 

A ferramenta permite ainda que a escola mantenha os contatos das famílias que não foram adiante com o processo de matrícula para voltar a contatar em um outro momento. 

Desse modo, a instituição garante que todo o investimento feito no processo de captação seja efetivamente aproveitado, otimizando a jornada de venda e garantindo a previsibilidade da receita.

Quando adotado uma estratégia de captação bem construída, a escola consegue captar e fidelizar alunos de forma eficiente e assertiva. 

Além disso, a instituição também pode adotar algumas práticas que auxiliam no processo de fidelização dos alunos e seus responsáveis. 

Como fidelizar pais e alunos na educação infantil? 

Ofereça atendimento humanizado 

Os responsáveis esperam ter um bom relacionamento com a escola. Afinal, eles precisam confiar na instituição e para isso é necessário oferecer um tratamento empático e humanizado. 

A escola precisa ter todo o time preparado para acolher não só os pequenos, mas também seus pais. Ou seja, os colaboradores precisam se mostrar atentos e serem compreensivos com as questões apresentadas pelos responsáveis. 

Além disso, durante o processo de atendimento, a escola precisa se mostrar resolutiva e ágil, reforçando sempre o compromisso com em oferecer um serviço de qualidade. 

As pessoas lembram sempre de como são tratadas e como as fazem se sentir, dessa forma é imprescindível oferecer o máximo de experiências positivas para cativá-las e fidelizá-las. 

Mantenha um canal de comunicação direto

Do mesmo modo que é importante oferecer atendimento humanizado, para fidelizar os pais e os alunos, a instituição também deve disponibilizar um canal de comunicação direto com os responsáveis.

Dessa forma, a instituição garante um canal direto e assertivo para a transmissão de todas as informações e comunicados, além de viabilizar um espaço de troca entre as famílias e a escola. 

As instituições podem adotar aplicativos desenvolvidos especificamente para suprir essa necessidade, oferecendo praticidade e eficiência na comunicação diária com pais e responsáveis e na transmissão de informações oficiais. 

Reforce os diferenciais das instituições

Identifique os diferenciais da escola e reforce esses pontos para os responsáveis e alunos. Entender a importância dessa prática auxilia a instituição a captar e fidelizar alunos com mais facilidade.

Para isso, é essencial fazer uma análise dos principais benefícios que a instituição oferece para o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, assim como as informações que reforcem a autoridade e solidez da instituição no mercado. 

Com os dados em mãos, a escola pode produzir materiais para reforçar as informações nas redes sociais e distribuí-los de forma impressa.

Invista em tecnologia

É imprescindível que a instituição ofereça uma estrutura tecnológica que possibilite a otimização dos processos, oferecendo praticidade, precisão e agilidade nos processos acadêmicos, financeiros e administrativos.

Hoje, as instituições que mais crescem, contam com um sistema de gestão escolar integrado. O recurso otimiza o tempo, os recursos financeiros e os processos das instituições. 

Oferecendo dados reais que auxiliam na tomada de decisão, a ferramenta transforma o processo de gestão e comunicação, contribuindo para melhorias que vão da secretaria à sala de aula. 

Todo o resultado é percebido pelos pais e alunos, contribuindo para o processo de fidelização das famílias.

Fonte: https://educacaoinfantil.aix.com.br/
Foto: Freepik 

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