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Como captar e fidelizar alunos na educação infantil
Os processos de captar e fidelizar alunos são dois grandes desafios enfrentados pelas escolas de educação infantil todos os anos.
Com o mercado cada vez mais competitivo, garantir um processo de captação e fidelização eficaz é essencial para o desenvolvimento e sustentabilidade da instituição de ensino.
Desse modo, é necessário investir em práticas e ferramentas que auxiliem as escolas de educação infantil a se comunicar com o público-alvo de forma efetiva, garantindo a atração de novos estudantes e assegurando a permanência dos que já são alunos da instituição.
Para isso, preparamos uma série de dicas práticas para te ajudar a otimizar os processos de captar e fidelizar alunos, garantindo a otimização de processos e a satisfação dos responsáveis. Confira.
Como captar alunos de forma eficiente?
Defina seu público-alvo
O gestor precisa saber exatamente o perfil da família que ele quer ter como cliente para definir a estratégia e os canais de comunicação para captar esse público de forma assertiva.
Este é um dos processos mais importantes da captação de novos alunos e, por isso, é essencial que ele seja feito de forma correta.
A princípio, o gestor pode estabelecer o perfil socioeconômico das famílias que ele quer atrair, assim como a geolocalização e a faixa etária desse cliente ideal.
Por exemplo:
O público ideal são famílias classe média, moram a no máximo 7,5km da instituição, têm filhos entre 3 e 10 anos e estejam buscando instituições de ensino particular.
Definição dos canais de divulgação online
Conhecendo o público-alvo, a escola pode investir de forma assertiva nos canais que irão gerar mais impacto para o cliente ideal com o marketing digital.
As plataformas a serem utilizadas devem se adequar a realidade financeira e aos recursos da escola.
Por isso, é fundamental analisar qual o melhor e mais eficiente canal para falar com o público que a instituição consegue utilizar.
Com recursos como as redes sociais, ficou muito mais fácil ter uma presença digital sem investir muito para isso. Assim, a instituição pode investir na criação de perfis nas plataformas e produzir conteúdo atrativo sobre a escola para captar os pais com o perfil desejado por meio do tráfego orgânico, ou seja, com, de forma gratuita.
Já as escolas que tem uma boa estrutura financeira e deseja alcançar um número maior de pessoas em um espaço menor de tempo, podem investir no tráfego pago, patrocinando publicações e criando anúncios.
Algumas das principais redes que podem ser utilizadas nesse processo são:
- Facebook;
- Instagram;
- Linkedin;
- Google.
As escolas podem ainda investir na criação de um site oficial para concentrar as informações sobre os diferenciais e benefícios de ser aluno da instituição e alimentar um blog para falar sobre as boas práticas e os processos pedagógicos desenvolvidos com os pequenos.
Identifique os canais de comunicação offline
O universo digital concentra o maior número de pessoas e oferece uma infinidade de recursos para atingi-las, mas os gestores também podem contar com a mídia offline.
Nesse sentido, as instituições podem investir em eventos para atrair os pais para conhecerem o espaço físico da instituição e apostar em mídia física, como os outdoors e materiais impressos.
Contudo, diferente do marketing digital, a mídia offline não permite que a escola tenha um resultado real de quantas pessoas foram impactadas pelos anúncios.
Invista em uma ferramenta de captação
Muitas instituições de ensino acabam perdendo todo o investimento feito em mídia por não conseguir gerenciar de forma eficiente o contato com as pessoas que demonstraram interesse na escola.
Assim, é importante contar com uma ferramenta de Captação de Alunos, que otimiza a jornada do fechamento da matrícula e a comunicação com os clientes em prospecção.
A ferramenta auxilia de forma prática no cadastro das informações dos responsáveis, assim como o contato e o acompanhamento em todo o processo de venda.
Com o recurso, a escola visualiza quantos clientes estão em prospecção, em qual etapa do fechamento estão e o que falta para concluírem a matrícula. Facilitando, desse modo, a identificação de possíveis gargalos no processo e pontos de melhoria.
A ferramenta permite ainda que a escola mantenha os contatos das famílias que não foram adiante com o processo de matrícula para voltar a contatar em um outro momento.
Desse modo, a instituição garante que todo o investimento feito no processo de captação seja efetivamente aproveitado, otimizando a jornada de venda e garantindo a previsibilidade da receita.
Quando adotado uma estratégia de captação bem construída, a escola consegue captar e fidelizar alunos de forma eficiente e assertiva.
Além disso, a instituição também pode adotar algumas práticas que auxiliam no processo de fidelização dos alunos e seus responsáveis.
Como fidelizar pais e alunos na educação infantil?
Ofereça atendimento humanizado
Os responsáveis esperam ter um bom relacionamento com a escola. Afinal, eles precisam confiar na instituição e para isso é necessário oferecer um tratamento empático e humanizado.
A escola precisa ter todo o time preparado para acolher não só os pequenos, mas também seus pais. Ou seja, os colaboradores precisam se mostrar atentos e serem compreensivos com as questões apresentadas pelos responsáveis.
Além disso, durante o processo de atendimento, a escola precisa se mostrar resolutiva e ágil, reforçando sempre o compromisso com em oferecer um serviço de qualidade.
As pessoas lembram sempre de como são tratadas e como as fazem se sentir, dessa forma é imprescindível oferecer o máximo de experiências positivas para cativá-las e fidelizá-las.
Mantenha um canal de comunicação direto
Do mesmo modo que é importante oferecer atendimento humanizado, para fidelizar os pais e os alunos, a instituição também deve disponibilizar um canal de comunicação direto com os responsáveis.
Dessa forma, a instituição garante um canal direto e assertivo para a transmissão de todas as informações e comunicados, além de viabilizar um espaço de troca entre as famílias e a escola.
As instituições podem adotar aplicativos desenvolvidos especificamente para suprir essa necessidade, oferecendo praticidade e eficiência na comunicação diária com pais e responsáveis e na transmissão de informações oficiais.
Reforce os diferenciais das instituições
Identifique os diferenciais da escola e reforce esses pontos para os responsáveis e alunos. Entender a importância dessa prática auxilia a instituição a captar e fidelizar alunos com mais facilidade.
Para isso, é essencial fazer uma análise dos principais benefícios que a instituição oferece para o processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, assim como as informações que reforcem a autoridade e solidez da instituição no mercado.
Com os dados em mãos, a escola pode produzir materiais para reforçar as informações nas redes sociais e distribuí-los de forma impressa.
Invista em tecnologia
É imprescindível que a instituição ofereça uma estrutura tecnológica que possibilite a otimização dos processos, oferecendo praticidade, precisão e agilidade nos processos acadêmicos, financeiros e administrativos.
Hoje, as instituições que mais crescem, contam com um sistema de gestão escolar integrado. O recurso otimiza o tempo, os recursos financeiros e os processos das instituições.
Oferecendo dados reais que auxiliam na tomada de decisão, a ferramenta transforma o processo de gestão e comunicação, contribuindo para melhorias que vão da secretaria à sala de aula.
Todo o resultado é percebido pelos pais e alunos, contribuindo para o processo de fidelização das famílias.
Fonte: https://educacaoinfantil.aix.com.br/
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